cuidar dos pais idosos
Cuidar dos pais idosos é importante para melhorar o relacionamento pai e filho, além de tornar saudável o envelhecimento! Conheça mais.

Conseguir cuidar dos pais idosos é uma obrigação de todos os filhos, afinal, nós também já precisamos de cuidados, correto? 

Com isso em mente, para celebrar o mês dos pais da Mil Assentos, separamos 5 dicas importantes para quem quer melhorar o relacionamento com os pais, com foco em manter a saúde e bem-estar dessa pessoa tão importante para nossas vidas. 

Sendo assim, prossiga com a leitura e aprenda como cuidar e tratar seu pai cada vez melhor! 

1 Diálogo sincero e paciente 

Começando nossa lista de dicas de como cuidar dos pais idosos está o básico de qualquer relação saudável: a sinceridade e a paciência para viver o dia a dia. 

Algo comum que acontece depois que as pessoas envelhecem é o tratamento infantilizado das pessoas para com os mais idosos. 

Este pensamento existe graças a ideia de que, quanto mais velha a pessoa é, mais apoio e suporte ela precisa. Ficamos mais vulneráveis quando alcançamos a melhor idade, mas isso nem de longe é sinônimo de dependência. 

Para acabar com este tipo de comportamento desnecessário (salientando sempre que existem sim caso de dependências, mas isso não é uma regra!), é muito importante manter um relacionamento sincero com os mais velhos.

Deixe claro os interesses, no que ajudar, condições médicas importantes a serem acompanhadas e demais informações relevantes para manter a plena saúde. 

Além disso, é comum que pessoas mais velhas tenham certas dificuldades, principalmente com novas tecnologias e trâmites que, no decorrer do tempo, se atualizaram ou se transformaram por completo. 

Então, tenha paciência na hora de ajudar, orientar e lembre-se sempre: a opinião da pessoa é tão relevante como qualquer outra, e ela deve ser respeitada. 

2 Independência 

Como mencionamos, existem sim pessoas que precisam de auxílios. Independente se este é o caso ou não, uma pessoa idosa não deve viver sem sua própria liberdade, sua independência. 

Realizar sonhos, fazer novas conquistas e viver a vida que deseja: deixe que a pessoa tome suas próprias decisões, e ajude no que for cabível. Tudo entra em consideração, e o diálogo irá guiar a maneira como as coisas precisam seguir. 

Sendo assim, novamente o respeito é o primeiro passo para não causar atrito, desavenças ou danos psicológicos nas pessoas. 

3 Respeito, discrição e verdade 

Olha o respeito novamente na nossa lista! Já mencionamos sua importância para manter uma boa relação e conseguir efetivamente cuidar de quem amamos, mas, neste ponto, falaremos de algo mais específico: a poder de escolhas. 

Em vários casos, a ajuda precisará ser mais intensificada, entrando em situações de dependência como a mobilidade, a alimentação, o controle financeiro e até mesmo o poder de escolha da pessoa idosa. 

Para todos os casos, é importante respeitar a vida e desejos da pessoa a ser cuidada, entender o que ela faria e ouvi-la também nos momentos de decisões. 

Mais que isso, muitas pessoas – principalmente quando estamos falando dos nossos pais – são mais tímidas e vergonhosas, necessitando de ainda mais discrição que o normal para certas situações. 

Pense durante alguns segundos na resposta para a pergunta que colocamos a seguir: 

Você se sentiria desconfortável em dar um banho no seu pai? 

Se sua resposta for sim, imagine qual seria a resposta do seu pai!

Situações como estas são íntimas e em muitos casos, vulneráveis, e reduzir o impacto será importante para manter a saúde emocional de todos os envolvidos, principalmente da pessoa cuidada. 

Portanto, trate a situação com muita verdade, reduza o espaço para desconforto e deixe a pessoa cuidada o mais confortável possível com a situação. 

Escute bem: sem ela não gosta de comentários sobre, não faça. Se ela prefere que certas coisas fiquem em anonimato, respeite, tudo ocorrerá muito melhor se você fizer isso. 

4 Cada um tem seu tempo 

As pessoas pensam coisas diferentes, de formas diferentes. Por isso, cada um leva seu próprio tempo para aceitar situações, entender os próximos passos para o futuro, etc. 

Portanto, respeite o tempo do seu pai – e qualquer outra pessoa idosa que você cuidar – e deixe que ele guie o dia a dia. Ajude-o e dê o suporte sempre que possível, mas não atropele as escolhas que ele faz para a própria vida.

Algumas pessoas são resistentes a tratamentos, outras precisam se desconstruir de alguma maneira para aceitar situações.

Desta forma, o controle de urgências e como fazer transições mais suaves podem facilitar sua participação em todas essas mudanças. 

5 Adapte a casa para melhor bem-estar e segurança 

Se você já acompanha a Mil Assentos, conhece a importância de manter a casa sempre segura. 

É para isso que, por aqui, você poderá encontrar itens essenciais para proteger o banheiro da sua casa, ambiente que gera muitos acidentes. 

Desde segurança até maior conforto e comodidade, é importante fazer da sua casa um verdadeiro lar: um local onde todos conseguem se locomover sozinhos, fazer suas necessidades com segurança e sem dificuldades. 

Então, adapte bem os ambientes e permita que cada pessoa da casa, principalmente as mais idosas e/ou com mobilidade reduzida possam ser mais independentes no dia a dia. 

Então, tudo pronto para deixar sua casa perfeita para todos e conseguir cuidar do seu pai idoso da maneira correta?

Aqui na Mil Assentos você encontrará todos os itens para a segurança dos banheiros da casa, mantendo a comodidade e conforto dos ambientes sem perder a praticidade de cada espaço! 

Acesse nosso site oficial e conheça todas as possibilidades! Além disso, recomendamos que você leia outro conteúdo, agora com foco nos Assentos Sanitários e o porquê eles são importantes para sua louça sanitária, confira! 

Assento sanitário: 5 motivos para usar no vaso do seu banheiro

Explore mais